O julgamento de Carlos José de França, acusado de assassinar a argentina Florencia Aranguren, foi marcado para a próxima quarta-feira, dia 9 de abril, às 10h, no Fórum de Búzios. No mesmo dia, um protesto está sendo organizado em frente ao tribunal, pedindo justiça pela vítima.
Florencia, de 31 anos, era trapezista e havia chegado a Búzios apenas três dias antes de ser morta, em 6 de dezembro de 2023. O crime ocorreu enquanto ela caminhava com seu cachorro em uma trilha que leva à Praia de José Gonçalves.
Há cerca de quatro meses, a Justiça decidiu que o caso será julgado pelo Tribunal do Júri. Na mesma ocasião, a 2ª Vara Criminal de Búzios negou um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa e manteve a prisão do réu. Carlos França responde por homicídio qualificado e, se condenado, pode pegar até 30 anos de prisão.
A decisão de manter a prisão foi embasada, entre outros fatores, pelo resultado de exames de DNA, que comprovaram que o material genético encontrado sob as unhas da vítima pertencia ao acusado.
Nas redes sociais, um movimento em busca de justiça por Florencia tem ganhado força. Organizadores do protesto convocam a população a comparecer em frente ao Fórum de Búzios no dia do julgamento. “Apelamos a todos que nos ajudem a fazer barulho pela Flor”, diz uma das mensagens divulgadas.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.