21/12/2024 — 23:16
  (Horário de Brasília)

Jovem denuncia estupro e tortura por policiais do PROEIS em Saquarema

Caso teria acontecido na noite da última quarta-feira (26). Os três policiais suspeitos já foram identificados e serão convocados a depor perante a Polícia Civil

Compartilhe

Um grave caso de violência sexual está repercutindo na Região dos Lagos. Segundo a ocorrência, uma mulher de 18 anos denuncia ter sido estuprada por um policial militar do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) na noite da última quarta-feira (26).

Segundo Tiago Camarinha, advogado da vítima, ela estava com uma amiga em um bar em Bacaxá, onde também se encontravam outros três rapazes. Uma viatura do PROEIS se aproximou e os homens fugiram, deixando deixando drogas para trás. As jovens foram abordadas pelos policiais, que as questionaram sobre a identidade dos rapazes e as conduziram à viatura para prestar esclarecimentos.

Camarinha relata que os agentes chegaram ao DPO de Saquarema, mas não desembarcaram da viatura, seguindo para a Reserva de Vilatur, uma área mais isolada. No local, as jovens foram pressionadas a informar quem eram os homens que fugiram do bar. Ainda conforme o advogado, em certo momento, um dos policiais levou a jovem de 18 anos para longe dos demais e, usando uma faca, teria forçado-a a manter relações sexuais com ele por aproximadamente 20 minutos.

As jovens afirmam ter ficado sob o controle dos policiais por cerca de três horas antes de serem libertadas perto do local onde foram abordadas inicialmente. Temerosas, procuraram a delegacia de Araruama para registrar o ocorrido e foram encaminhadas à UPA da cidade e, posteriormente, ao IML de Cabo Frio.

O advogado informou que as delegacias de Araruama e Saquarema estão trabalhando em conjunto na investigação e que o exame de corpo de delito confirmou a violência sexual.

Em comunicado, a Prefeitura de Saquarema, responsável pelo PROEIS, afirmou que está adotando medidas administrativas e que a Secretaria de Segurança e Ordem Pública forneceu à Polícia Civil todas as informações sobre as escalas de serviço e viaturas do dia. Dados de GPS das viaturas e imagens do Centro de Videomonitoramento da cidade também foram disponibilizados para a investigação. A coordenadoria estadual do PROEIS, o comando do 25º Batalhão e o Comando Geral da Polícia Militar foram informados sobre o caso.

A Polícia Militar identificou os três policiais suspeitos e declarou, através de nota, que eles serão convocados para depor perante a Polícia Civil. A coordenação do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS) instaurou um procedimento apuratório, assim como a 4ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM), subordinada à Corregedoria da Polícia Militar, que também acompanha o caso.

A Polícia Civil também se posicionou sobre o caso com a seguinte nota: “O caso foi registrado na 124ª DP (Saquarema). A vítima foi ouvida e realizou exame de corpo de delito. Os  policiais militares envolvidos prestarão depoimento e o inquérito será encaminhado para a Justiça Militar”.

** Com informações do G1.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo