InícioCabo FrioJovem de 16 anos surfa onda de 2,5 metros em Cabo Frio

Jovem de 16 anos surfa onda de 2,5 metros em Cabo Frio

Vitor Gabriel aproveitou swell na Praia do Forte na quinta-feira (22)

Em Cabo Frio, quando o mar sobe os moradores costumam dizer que “o mar subiu, você sumiu”. E realmente aconteceu. Uma grande ondulação chegou e com ela ondas de 2,5 a 3 metros quebraram na Praia do Forte.

Nessa última quinta-feira (22), alguns surfistas foram para o mar, mas quem chamou a atenção foi o jovem Vitor Gabriel, de 16 anos, que colocou para baixo na maior da série. Biel, como é conhecido, foi Top 10 no último circuito estadual do Rio de Janeiro.

Fenômero causado pelos fortes ventos, o swell é esperado e temido pelos surfistas. O adolescente aproveitou o momento de ressaca e surfou uma onda com tamanho calculado em 2,5 metros.

“Quando eu entrei, falei pra ele fazer o nome. E ele entrou e conseguiu. O Gabriel tem muito talento”, resume Thalysson Lopes, o treinador. Vitor é um dos principais surfistas no estado na categoria sub-18, tendo terminado a temporada 2020 em nono lugar.

Mas antes de encontrar o Thalysson, Vitor era um surfista diferente. “Ele gostava de surfar ondas pequenas. Falei pra ele focar e diferenciar manobras pequenas e grandes. E aí começou a ficar mais atirado”, disse o treinador.

Natural do bairro da Passagem, Vitor aguarda as competições de 2021, interrompidas por causa da pandemia.

Como é medida a onda?
Existem vários métodos de medição, mas o mais usado é o baseado na escala da parede da onda. Se mede a altura do surfista agachado e a partir daí, ele é “empilhado” para se chegar a altura da onda.

*Com informações do Blog Cutback e GE.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Colabora no jornal O Dia e Blog Cutback.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content