A jornalista Ludmila Lopes, repórter do RC24h, foi premiada na 6ª edição do Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental pelo trabalho “Nas águas da Lagoa de Araruama, moradores buscam o sal ‘que cura’”. A reportagem, que aborda os benefícios terapêuticos da relação entre seres humanos e a natureza com foco na maior massa de água hipersalina permanente do mundo, com idade estimada entre 5 e 7 mil anos e alta concentração de cloreto de sódio, foi a grande campeã da categoria Webjornalismo e conquistou o troféu de 1º lugar.
A cerimônia de premiação, que reúne profissionais de imprensa de toda Região dos Lagos e já é considerada uma autêntica confraternização de fim de ano da classe jornalística regional, foi realizada na noite desta quarta-feira (11) no Boteco Seu Osmar, localizado na Rua Porto Alegre, em Cabo Frio.
Lopes, 25 anos, é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Ela já atuou como apresentadora na “Jovem TV Notícias”, em 2021, e escreve pelo RC24h há três anos, além de atuar, desde julho de 2022, como repórter do “Jornal Razão”, de Santa Catarina.
Em depoimento, ela expressou alegria e surpresa com a premiação. “Receber o 1° lugar em Webjornalismo no Prêmio Prolagos foi uma alegria imensa e, ao mesmo tempo, uma grande surpresa”, afirmou a jovem jornalista. “A pauta ‘Nas águas da Lagoa de Araruama, moradores buscam o sal ‘que cura’’ me encontrou como um verdadeiro presente, carregado de significado. Foi uma homenagem à minha filha, Sabrina, diagnosticada com TOD e TDAH, que encontra serenidade ao mergulhar na água salgada. Esse reconhecimento trouxe um estímulo enorme para continuar me dedicando a contar histórias que importam.”
E também agradeceu aos profissionais que a auxiliaram no desenvolvimento da reportagem. “Agradeço profundamente à doutora Apparecida e ao biólogo Mário Flavio, que foram fundamentais com seus conhecimentos e dedicação para que essa matéria ganhasse vida. Também sou grata à equipe do RC24h, que me acolheu desde o estágio e segue comigo nessa caminhada, e à Prolagos, por valorizar o jornalismo local.”
“Estou muito feliz com o resultado e com tudo o que ele representa. Ainda em êxtase, para ser sincera. Muitas das vezes pensei que não seria capaz, mas esse prêmio mostrou o contrário e sou grata”, finalizou.