Uma jibóia foi resgatada na tarde de segunda-feira (30) em uma residência próxima à Ilha do Japonês, em Cabo Frio. A ação foi realizada pela Guarda Civil Municipal, por meio do Grupamento da Guarda Marítima e Ambiental, que acompanhou a soltura do animal ao habitat natural.
Segundo a equipe, a serpente não apresentava ferimentos e foi devolvida à natureza com todos os cuidados necessários, em uma área apropriada para a espécie. A ação teve como foco principal o bem-estar do animal e a preservação da segurança da população.

A jibóia (Boa constrictor) é uma serpente não peçonhenta comum em várias localidades do Brasil, inclusive na Região dos Lagos. Seu método de caça é baseado na constrição, envolvendo a presa até que ela não consiga mais respirar. Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves e répteis.
Apesar de poder ultrapassar dois metros de comprimento, o animal não representa perigo direto aos humanos e tem papel essencial no controle populacional de outras espécies, contribuindo para o equilíbrio ambiental.
A Guarda Civil Municipal reforça que, ao encontrar animais silvestres em área urbana, a população não deve tentar capturá-los. Nestes casos, a recomendação é acionar os agentes ambientais, que possuem treinamento adequado para o manejo correto desses animais.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.