Em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase, a Saúde de Arraial do Cabo está promovendo uma importante ação para ampliar o acesso da população ao diagnóstico e tratamento de doenças dermatológicas, com atenção especial à hanseníase: doença infecciosa que tem cura e cujo tratamento é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa garante consultas com dermatologista sanitária, realizadas tanto nas unidades de saúde dos Distritos quanto no Centro de Doenças Infecciosas (CDI), que será o local de referência para os atendimentos dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da região central do município. Além das consultas especializadas, o CDI disponibiliza gratuitamente o teste para hanseníase, fortalecendo o diagnóstico precoce e a prevenção de complicações, bem como a interrupção da cadeia de transmissão da doença.
A hanseníase apresenta sinais como manchas na pele com perda de sensibilidade, dormência, formigamento e lesões que não cicatrizam. Quando identificada precocemente, as chances de cura são altas e o tratamento evita sequelas.


Agendamento prévio é obrigatório
Para ter acesso ao atendimento, os moradores devem procurar a unidade de saúde em que são cadastrados ou a mais próxima de sua residência, informar seus dados e realizar o agendamento da consulta. Essa organização é fundamental para garantir um atendimento eficiente e acolhedor.
Cronograma de atendimentos
As consultas já foram realizadas no Posto de Saúde da Figueira e na Cabocla.
Seguem as próximas datas:
03/02 – 14h: Esf Prainha – Os pacientes agendados pelo Posto de Saúde serão atendidos no CDI.
04/02 – 14h: Esf Sabiá – A Dermato vai na unidade
10/02 – 14h: Esf Boa Vista – Os pacientes agendados pelo Posto de Saúde serão atendidos no CDI.
11/02 – 14h: Esf Monte Alto – A Dermato vai na unidade





