Um jacaré-do-papo-amarelo foi resgatado pela Guarda Municipal Ambiental de Búzios, juntamente ao Corpo de Bombeiros, na manhã desta sexta-feira (17), nas mediações da Praia da Marina.
Segundo os agentes, o réptil foi solto em seu hábitat natural, na Lagoa da Ferradura. Segundo a bióloga Jacqueline Barros, o tempo pode ser o principal influenciador para o animal sair de seu ecossistema comum.
“Por conta do excesso de chuvas, eles estão se deslocando. Ou eles estão se deslocando em uma enxurrada ou estão se perdendo. É super normal a gente encontrar esses animais aqui na região, mas como eles estão em deslocamento, acabam sendo vistos”, diz a bióloga.
Os jacarés-de-papo-amarelo são animais de água doce e não gostam da salinidade. Com isso, a explicação mais assertiva é que, quando visto em águas salgadas, o animal provavelmente esteja procurando sair dali.
Perguntado sobre o mesmo tema, o biólogo Juarez Lopes explicou também que a Região dos Lagos é muito propícia para esses animais e, na realidade, são os humanos que estão avançando e ocupando o habitat deles.
“É fruto do desequilíbrio, da ocupação urbana, da conturbação urbana, que acaba avançando sobre áreas que antigamente eram específicas”, ressalta ele.