No próximo dia 11 de junho, o cantor cabo-friense Ivo Vargas vai lançar, de forma virtual, o álbum indie “Atalaia”, onde conta um pouco mais sobre a cultura caiçara. “Atalaia significa um lugar elevado onde se observa um sentinela. Esse é o sentido do disco; a minha observação da vida, natureza, relações humanas e não humanas”, afirma.
O artista, que atualmente cursa Licenciatura em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), começou a desenvolver o disco em 2017, enquanto estava em turnê pela Europa com outro projeto. Em 2018, quando retornou ao Brasil, se juntou a Arthus Fochi, Guilherme Marques, Diogo Sili e Gabriel Barbosa, para dar início à criação dos arranjos e gravação das músicas. Além disso, juntamente com a fotógrafa Suzanna Tierre, formulou a identidade visual do projeto.
“Percebendo a necessidade de construir uma ideia de música que dialogasse com o mundo, pensei em um som mais moderno, com letras simples”, disse. Mesmo pronto, por conta da Pandemia de Covid-19, a finalização do projeto foi adiada para o mês de maio de 2021.
Além do disco, o cantor reuniu seus gostos musicais e desenvolveu um novo estilo, denominado “Indie Caiçara”, onde busca expor a cultura cabo-friense. “Ao mesmo tempo que caminhava com a criação desse disco, eu pesquisava sobre a cultura de minha terra, e me entendia parte disso, buscando me expressar dentro desse contexto. Assim nasce Atalaia e o “Indie Caiçara”, afirmou.
O clipe de “Zo”, primeira música do álbum, já está disponível no Youtube e Facebook do artista. Além disso, Ivo Vargas tem também um canal de músicas no Spotify, onde ouvintes podem encontrar seu trabalho.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).