Nesta quarta-feira (29), o auditório do Campus da Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio, será sede da Oficina da Pesca Sustentável, iniciativa que tem o objetivo de promover a construção participativa do Selo de Valorização Social do Pescado. O evento começa às 14h e contará com a participação de pescadores artesanais da região.
As apresentações vão abordar temas como boas práticas na manipulação e conservação do pescado in natura, segurança alimentar e valor nutricional do pescado, descarte e gerenciamento de resíduos do pescado, entre outros tópicos relevantes que contribuem para o desenvolvimento econômico local. Também estarão presentes na atividade representantes do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) e do corpo docente da Universidade Veiga de Almeida.
“O Selo de Valorização Social do Pescado amplia as atividades de comercialização do pescado nas áreas de atuação do projeto, qualificando o pescado da região e empoderando os trabalhadores que vivem da pesca artesanal”, afirma André Cavalcanti, Coordenador do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares. Toda oficina acontecerá de forma gratuita e será aberta ao público.

Com a implementação do Selo de Valorização Social do Pescado, o Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares atinge mais uma meta, realizando ações que valorizam e empoderam as comunidades pesqueiras locais. Este selo representa um marco definitivo para estabelecer uma referência de qualidade em toda a cadeia de produção do pescado.
“O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul e conta com a parceria da Petrobras. Participam também universidades federais como a UFF e a UFRJ, além de entidades como Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba”.
A atividade é promovida pelo Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL) e gerida pelo Instituto Onda Azul em parceria com a Petrobras.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






