Os pinguins encontrados na manhã desta sexta-feira (11) na faixa de areia da Praia do Forte, em Cabo Frio, foram resgatados por equipes do Instituto Albatroz. O atendimento foi realizado após acionamento da população ao Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BC/ES), que atua na Região dos Lagos e é executado pela instituição.
Segundo o Instituto, os animais estavam encalhados e apresentavam sinais de cansaço. Após o resgate, eles foram encaminhados ao Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD), localizado em Araruama, onde passaram a receber os cuidados necessários.
As aves são da espécie pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), comum no litoral brasileiro durante o inverno, quando ocorre o período migratório. Nesse período, muitos indivíduos — principalmente os mais jovens — acabam se desorientando ou chegando às praias debilitados após longos deslocamentos vindos da região da Patagônia, no sul do continente.
O Projeto de Monitoramento de Praias é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, com execução da Petrobras. O objetivo é realizar o monitoramento sistemático da fauna marinha, incluindo o resgate de animais vivos ou mortos ao longo do litoral.
A orientação à população é que, ao avistar animais marinhos encalhados, especialmente fora da água, não tentem intervir ou tocá-los. A recomendação é entrar em contato com o PMP pelo telefone 0800 991 4800, para que a equipe especializada possa realizar o resgate de forma segura.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.