Na última terça-feira (11), o Instagram introduziu no Brasil o “modo adolescente”, aplicando automaticamente novas restrições para usuários entre 13 e 17 anos. Essa iniciativa da Meta, empresa proprietária da plataforma, visa aumentar a segurança dos jovens na rede social.
➡️ Principais alterações nas contas de adolescentes:
- Perfis privados por padrão: Contas de usuários menores de 18 anos serão automaticamente definidas como privadas, exigindo aprovação manual para novas interações.
- Restrições em mensagens diretas (DM): Adolescentes só poderão receber DMs de pessoas que já seguem, reduzindo contatos indesejados. Também esta funcionando de forma automatica a versão mais restritiva do recurso antibullying, as Palavras Ocultas. Com ele, as palavras e frases ofensivas serão filtradas dos comentários e das solicitações de DM dos adolescentes.
- Supervisão parental aprimorada: Pais poderão definir limites diários de uso, restringir o acesso em horários específicos e monitorar com quem os adolescentes interagiram nos últimos sete dias.
- Gerenciamento de tempo de uso: Após 60 minutos diários de uso, notificações incentivarão os jovens a fecharem o aplicativo.
- Controle de conteúdo sensível: Haverá uma redução na recomendação de postagens sensíveis, como temas de violência ou procedimentos estéticos.
- Modo de descanso habilitado: o modo de descanso será ativado entre as 22h e 7h. Isso silenciará as notificações durante a noite e enviará respostas automáticas para DMs.

Para evitar que menores de 18 anos burlem essas restrições, o Instagram implementará tecnologias de verificação de idade, incluindo o uso de inteligência artificial para estimar a idade dos usuários com base em características faciais!
Essas medidas refletem a crescente preocupação global com a segurança dos jovens nas redes sociais e a necessidade de regulamentações mais rigorosas para proteger os usuários adolescentes.
Além do Brasil, as mudanças também foram implementadas na Índia.
Desenvolvedora graduada em Sistemas de Informação pela UNESA (2017) e especialista em UX/UI (Experiência do Usuário e Interface do Usuário) pela UNESC (2022).
Atuou como Desenvolvedora e Embaixadora na Impulso Team, além de Desenvolvedora Front-End responsável em projetos nacionais e internacionais de cibersegurança na KRYPTUS EED S.A., é responsável pela área técnica de desenvolvimento do Portal RC24h desde 2019.