InícioDestaqueINSS amplia acesso a serviços via cooperação técnica com prefeituras de Iguaba,...

INSS amplia acesso a serviços via cooperação técnica com prefeituras de Iguaba, Saquarema e Rio das Ostras

Parceria também foi firmada com colônia de pescadores em Macaé

As pessoas que precisam de atendimento presencial nos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mas não têm agência previdenciária na cidade podem checar se seu município está entre as regiões que firmaram um acordo de cooperação técnica com o órgão. Nesta segunda-feira (dia 19), o INSS adiantou a ampliação de acordos com prefeituras no Estado do Rio para atender aos segurados. Iguaba Grande, Saquarema e Rio das Ostras estão entre as cidades contempladas.

Segundo o INSS, é possível requerer aposentadoria, auxílio-reclusão, auxílio-doença e pensão por morte, entre outros, sem precisar se deslocar para cidades vizinhas.

O instituto informa que, até o momento, foram formalizados acordos com oito prefeituras do Estado do Rio. São elas: Mangaratiba, Saquarema, Iguaba Grande, Porto Real, Rio das Ostras, Petrópolis, Conceição de Macabu e Pinheiral.

Foram firmadas ainda nove parcerias com as colônias de pescadores de Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Macaé, São Fidélis, São João da Barra, São Francisco, Quissamã, Pedra de Guaratiba e Magé.

“Estão em fase inicial as tratativas com as prefeituras de Cachoeiras de Macacu, Sumidouro, Macuco, Trajano de Moraes, Carmo e Bom Jardim”, acrescentou o INSS.

30 mil atendimentos em 3 anos

De acordo com o instituto, “no total, 30 mil atendimentos já foram realizados desde 2018 a partir dos acordos com as prefeituras”.

“Os acordos são fundamentais para o atendimento da população em municípios que não tenham agências do INSS. O atendimento realizado nos postos visa não apenas possibilitar a entrada de novos requerimentos, mas também a prestação de informações previdenciárias, orientando o cidadão como utilizar o aplicativo Meu INSS, por exemplo”, afirma Marcus Vinícius Torres Vasconcelos, gerente-executivo da Gerência Executiva (GEX) Niterói.

“A oferta de serviços previdenciários em locais sem agências expande nossa capilaridade de atendimento, levando mais acesso aos cidadãos”, acrescenta Thaís Lacerda, gerente-executiva da GEX Campos de Goytacazes.

Outros acordos estão sendo estudados para ampliar a oferta de serviços em todo o estado. Um exemplo é o caso de Campos de Goytacazes, que está negociando com a Prefeitura de Macaé e com a Universidade Federal Fluminense (UFF) de Campos para ampliar o atendimento que já é realizado na colônia de pescadores e na agência da Previdência Social.

Desde 2018

Os acordos, que são realizados desde 2018, visam a desburocratizar o atendimento, pontua o INSS e asseguram o andamento dos processos por meio do compartilhamento de bases de dados.

Nos acordos, fica previsto que o instituto disponibilize o sistema operacional e forneça treinamento remoto ao servidor da prefeitura que realizará o atendimento, enquanto as prefeituras ficam responsáveis pelo espaço físico e pelos equipamentos necessários.

*Com informações do Extra.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Colabora no jornal O Dia e Blog Cutback.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content