Começar o dia correndo nas margens da Lagoa de Araruama é um hábito de muitos iguabenses que buscam melhorar a qualidade de vida e estar mais próximo da natureza. Desta vez, o motivo para correr terá uma dose de comemoração. No dia 10 de setembro, Iguaba Grande recebe a segunda etapa do Circuito 25 anos Prolagos, evento que celebra a atuação da concessionária com corridas nos cinco municípios atendidos pela empresa com diversas atividades para toda a família.
A novidade para essa fase do circuito é o trajeto, que conta com uma parte na trilha da Ponta da Farinha e um visual de tirar o fôlego na Praia dos Ubás, na Lagoa de Araruama, um dos principais pontos turísticos da cidade que está próximo de receber o selo internacional Bandeira Azul, certificação de qualidade ambiental de praias. Além disso, o evento, que inclui corrida e caminhada de 5 km, irá oferecer diversas atividades para todo o público, como aquecimento com professor de educação física, aula de dança e apresentação musical. A criançada não ficará de fora: os pequenos poderão assistir ao espetáculo teatral “Prolaguito em Defesa das Águas Claras” e ainda participar do Kids Run, desafio destinado aos jovens e crianças de 1 a 12 anos em percursos de 50, 100, 200 e 300 metros.
A escolha do esporte para celebrar os 25 anos de atuação da concessionária é uma forma de impactar a vida dos usuários para além dos serviços prestados. “Estamos em constante movimento. Seja abastecendo as casas das famílias da nossa região, protegendo as praias e a laguna ao tratar o esgoto ou movimentando vidas através da geração de emprego e renda. A corrida é mais uma maneira de estarmos presentes na vida de cada morador, levando saúde, lazer, cultura e diversão”, explica Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.
As inscrições vão até o dia 4 de setembro, através da plataforma Ticket Sports. O evento é uma organização da Seven, com realização da Prolagos e apoio da prefeitura de Iguaba Grande. “A nossa cidade está muito orgulhosa em poder receber um evento de fundamental importância, porque diz respeito a uma atividade física, fundamental para a saúde”, afirma o prefeito da cidade, Vantoil Martins.
Quem participou da primeira etapa em São Pedro da Aldeia, que teve mais de 400 corredores, se sente realizado e incentiva outras pessoas a também se desafiarem. “Adorei participar da prova, principalmente, devido ao resultado, de chegar em primeiro lugar. Nós que treinamos suado, sabemos o sofrimento do dia a dia. Quando conseguimos alcançar nossos objetivos, nós ficamos muito felizes. Essa só foi a primeira parte, agora vamos para as outras”, conta Luciana de Oliveira, corredora que levou o troféu para casa na última corrida.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).