Estão abertas as inscrições para o curso preparatório gratuito voltado à Escola de Sargentos das Armas, em Saquarema. Os interessados devem se inscrever entre esta segunda (31) e terça-feira (1), por meio do aplicativo Colab. A confirmação presencial será exigida nos dias 3 e 4 de abril, das 8h30 às 20h, no Centro de Capacitação Profissional Vinicius Vidal França, localizado na Rua Tiá Mello, nº 25, no bairro São Geraldo.
O curso é promovido pela prefeitura de Saquarema, por meio das secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia. Estão disponíveis 40 vagas para o turno da tarde, com aulas programadas para começar no próximo dia 7, de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30.
Para participar, é necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos no momento da confirmação da inscrição: identidade, CPF, comprovantes de escolaridade e de residência no município.
Os requisitos para candidatura variam conforme a área escolhida. Para Combatentes, Logística e Aviação, o candidato deve ser do sexo masculino, ter entre 17 e 24 anos e estar cursando, no mínimo, o 3º ano do Ensino Médio. Já para as áreas de Música e Saúde, podem se inscrever pessoas de ambos os sexos com idades entre 17 e 26 anos, respeitando os mesmos critérios de escolaridade.
Segundo a Prefeitura, a oferta integra uma política de qualificação profissional que busca ampliar as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho e nas forças armadas. Apenas em 2025, já foram oferecidos 18 cursos gratuitos por meio dos Centros de Capacitação Profissional Vinicius Vidal França (em parceria com o SENAI) e João Carlos Cabral (em parceria com o SENAC).

Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).