back to top
21/11/2024 — 04:19
  (Horário de Brasília)

Inscrições para 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia estão abertas

Evento será realizado no dia 25 de novembro e toda população, a partir de 16 anos, pode se inscrever. As vagas são limitadas. Confira o link na matéria

Compartilhe

Estão abertas as inscrições para a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia. Toda população, a partir de 16 anos, interessada em contribuir para a proteção e conscientização ambiental está convidada a participar do evento. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível em https://forms.gle/r1rsxYtt1gw1yvRy8. As vagas são limitadas. A Conferência será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no dia 29 de novembro, das 8h30 às 17h.

O tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica” será tratado em cinco eixos. A iniciativa é organizada pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Pesca e de Educação. Será emitida declaração de carga horária para estudantes universitários.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, incentiva a participação popular e destaca a importância da iniciativa. “Tendo em vista que a população é afetada pelas emergências climáticas, queremos trazer a voz dessas pessoas para participarem diretamente da elaboração das políticas públicas de combate aos efeitos negativos desses acontecimentos climáticos”, destacou.

Na parte da manhã, serão realizadas palestras com especialistas convidados e, na parte da tarde, ocorrerão os debates dos Grupos de Trabalho para discussão dos cinco eixos abordados. O evento será um ato preparatório para a Conferência Estadual, onde participarão delegados que serão eleitos na 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente.

Conheça mais sobre cada eixo:

Eixo I | Mitigação (redução da emissão de gases de efeito estufa)

O aumento das temperaturas globais causa eventos climáticos extremos, como secas, inundações e furacões, além de ter impacto direto na poluição do ar, resultante da queima de combustíveis fósseis, que afeta a saúde humana. A mitigação e a redução das emissões melhora a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde das pessoas, entre outros impactos relacionados à biodiversidade, à sustentabilidade econômica e à responsabilidade intergeracional.

Eixo II | Adaptação e Preparação para Desastres (prevenção de riscos e redução de danos)

Com as mudanças climáticas, a frequência e a intensidade desses eventos têm aumentado. A preparação e adaptação ajudam a minimizar os impactos dos desastres, protegendo vidas e bens. Assim como, educar a população sobre os riscos e as medidas preventivas promove uma comunidade mais resiliente. Já a educação ambiental fomenta práticas que ajudam a preservar ecossistemas, tornando as comunidades menos vulneráveis a desastres.

Eixo III | Justiça Climática (superação das desigualdades)

Em um combate contra a desigualdade social, será abordada a importância e urgência de incluir a população mais afetada pelas mudanças climáticas como prioridade nas ações e políticas de enfrentamento dos impactos. Desta forma, é reforçado o convite à toda população para expor sua voz e contribuir para este planejamento.

Eixo IV | Transformação Ecológica (descarbonização da economia com maior inclusão social)

Visando um ambiente mais sustentável, a Conferência irá abordar a transição de paradigmas tanto econômicos, quanto tecnológicos e culturais para um desenvolvimento mais verde.

Eixo V – Governança e Educação Ambiental (participação e controle social)

A participação ativa da população fortalece o controle social e garante que as decisões sobre o meio ambiente atendam às reais necessidades dos moradores. Desta forma, o evento irá falar sobre moldar um futuro mais verde, saudável e com qualidade de vida para todos. 

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo