Serão abertas a partir desta quinta-feira (6) 1.350 vagas em 13 cursos gratuitos do Programa Qualifica Maricá. As inscrições seguem até o dia 16/07 e serão realizadas por este site.
Há oportunidades a partir do fundamental completo com duração de três meses e carga horária que varia de 160 a 280 horas/aula. Vale ressaltar que 30% das oportunidades são destinadas aos participantes dos programas sociais da prefeitura e a pessoas com deficiência. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Trabalho e o Instituto Brasil Social (IBS).
Para o presidente do ICTIM, Carlos Senna, além de ampliar as chances de conquistar uma oportunidade de trabalho e incentivar o empreendedorismo, o projeto atua, também, em processos de inclusão e sociabilidade. “O programa promove inclusão, sociabilidade e, em especial, condições de disputar as oportunidades no mercado de trabalho com excelência”, ressalta o presidente.
São 13 cursos oferecidos em ciclos de três meses nos polos de Inoã, Centro, Itaipuaçu, Ponta Negra e Condado. As vagas são disponibilizadas para formação em Assistente Administrativo; Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção – PCP; Assistente de Recursos Humanos; Camareira em Meios de Hospedagem; Desenhista de Produtos Gráficos Web; Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Formação Inicial em Gesseiro (Drywall); Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança; Instalador Hidráulico Residencial; Mecânico de Motocicletas; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Pedreiro de Alvenaria.
“Estamos abrindo mais um ciclo do Qualifica e eu sempre ressalto para nossos munícipes a importância da qualificação profissional. Não percam essa grande oportunidade de aproveitar nossos cursos”, reforça o secretário de Trabalho, Marcus Bambam.
Como participar
Os interessados deverão escolher o curso desejado, fazer a inscrição e aguardar o resultado do sorteio para realizar a matrícula. Só será permitido um cadastro por CPF. As inscrições terão início nesta quinta-feira (06/07), às 9h, e seguem até o dia 16 deste mês, às 23h59, e devem ser realizadas através do site www.qualificamarica.com.br.
Para concorrer a uma vaga é necessário possuir documento de identificação civil, CPF, comprovante de residência e telefone. No dia 17, será realizado o sorteio para seleção dos candidatos e sua divulgação através do site do projeto.
Durante as aulas, que terão início no dia 7 de agosto, os alunos vão acessar conteúdos teóricos e práticos, ministrados por instrutores qualificados e experientes, em um dos cinco polos do projeto (Centro, Condado, Inoã, Itaipuaçu e Ponta Negra).
“Esse projeto tem sido fundamental para contribuir com o crescimento do número de profissionais capacitados em Maricá e, consequentemente, com o aumento das possibilidades de ingresso deles no mercado de trabalho”, ressalta o presidente do Instituto Brasil Social (IBS), Rosalvo Correia.
Cronograma
Período de inscrição: de 6 de julho, às 9h, a 16 de julho, às 23h59;
Sorteio e divulgação do resultado: 17 de julho;
Período de matrícula dos sorteados: 18 e 19 de julho;
Verificação de disponibilidade de vagas: 20 de julho;
Período de matrícula para aproveitamento de vagas: 20 e 21 de julho;
Início das aulas: 7 de agosto.
Saiba os endereços dos polos do Qualifica Maricá
Centro – Rua Barão de Inoã, nº 500;
Condado – Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, Km 31;
Inoã – Rua dos Mamoeiros, Lote 12 – Quadra 02;
Itaipuaçu – Avenida Carlos Mariguella, nº 160;
Ponta Negra – Avenida Antônio Carlos Jobim, nº 225.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.