Moradores de Cabo Frio e turistas estão insatisfeitos com o estacionamento rotativo da cidade, implementado em janeiro de 2020. Desde o momento em que foi colocado em prática, o sistema tem causado problemas e diversas reclamações, principalmente quando os assuntos são a falta de informação e dificuldades para realizar o pagamento.
No caso, dois moradores – um de Cabo Frio, identificado como Tiago Araújo, e outro de Araruama, que preferiu não se identificar – denunciaram problemas e constrangimentos que passaram para realizar o pagamento da vaga.
Tiago, que mora no Peró, decidiu utilizar o sistema rotativo pela primeira vez na última terça-feira (28), quando estacionou o veículo na orla da Praia das Dunas. Conforme afirma, na placa oficial, indicava que a parada custava R$ 10 a cada cinco horas.
Tendo isso em mente, ele foi curtir ao lado da família. Duas horas depois, ao retornar, encontrou uma notificação exigindo o pagamento de R$ 20, situação que o revoltou.
Ao procurar um agente de trânsito, foi informado de que deveria ter pago o valor de R$ 10,00 em até 15 minutos após estacionar. Insatisfeito, Tiago procurou a Secretaria de Mobilidade Urbana, onde afirma que foi atendido sem presteza e sem soluções efetivas.
Em seguida, ele disse que abriu uma reclamação na ouvidoria da Prefeitura e está aguardando retorno.
Já a moradora de Araruama conta que no início do ano, resolveu visitar a Praia do Peró e passou um verdadeiro perrengue para realizar o pagamento do sistema rotativo.
Conforme o relato, ela afirma que o parquímetro da Praia do Peró estava quebrado e não havia qualquer agente da prefeitura por perto, então a mesma precisou se dirigir ao centro da cidade, em busca de um aparelho que estivesse funcionando. Para sua infelicidade, enfrentou o mesmo problema no local.
Com isso, a denunciante voltou para casa, já tendo ciência de que teria que retornar para pagar a cobrança, senão seu nome poderia ir para o Serasa. No dia seguinte, um amigo dela foi até a prefeitura da cidade, que resolveu a dívida.
Diante dos fatos, o morador e a turista defendem a necessidade de um sistema mais claro e transparente, com maior número de agentes nas ruas e instruções passo a passo para o uso dos parquímetros.
O Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio sobre o caso. Em resposta, foi enviada a seguinte nota:
“A Prefeitura de Cabo Frio informa que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana vai apurar a denuncia apresentada. Informa ainda que os parquímetros estão funcionando normalmente e, eventualmente, um ou outro pode apresentar queda momentânea da transmissão da internet. Todas as máquinas possuem as informações sobre o funcionamento das mesmas, além dos operadores que ficam posicionados próximos dos parquímetros, prontos para atender aos usuários do estacionamento rotativo. Além disso, o pagamento pode ser efetuado pelo aplicativo Digipare (www.digipare.com.br), que pode ser baixado no celular“.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.