O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso válido entre 8h55 desta terça-feira (2) e 10h de quarta-feira (3) para a Região dos Lagos. O órgão prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm no dia, além de ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Apesar de ser considerado de baixo risco, o alerta inclui chance de cortes de energia, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos pontuais.
A terça-feira será marcada por instabilidade devido à aproximação de uma frente fria. O céu permanece encoberto pela manhã e fica nublado a partir da tarde, com previsão de chuva no fim da tarde e à noite. Há possibilidade de pancadas de média a forte intensidade no final da tarde, e a probabilidade de chuva para o dia é de 70%. As temperaturas variam entre mínima de 22°C e máxima de 34°C, enquanto a umidade relativa do ar deve oscilar entre 63% e 96%.
Os ventos começam soprando de Nordeste pela manhã, com velocidade de 19 km/h e rajadas de até 32 km/h. Ao longo do dia, a direção muda para Sul à tarde, Leste à noite e Sudoeste durante a madrugada. A intensidade máxima está prevista para o período entre 20h e 22h, quando pode chegar a 29 km/h.
As condições do mar também chamam atenção, com variações de altura das ondas ao longo das praias e ilhas da região. Nas praias do Forte, Peró e Unamar, são esperadas ondas de 0,40 m com intervalo de 11 segundos. Em Búzios, Geribá apresenta 0,70 m com 7 segundos, enquanto a praia Brava registra 0,20 m com 10 segundos, e Tucuns chega a 0,70 m com 11 segundos. Em Arraial do Cabo, tanto a Praia Grande quanto Figueira registram ondas de 0,90 m com 10 segundos. Nas ilhas voltadas ao passeio, a ondulação de Sudeste terá 7 segundos de intervalo, com alturas de até 1,20 m na Ilha do Cabo Frio. No mar aberto, as ondas variam entre 1,30 m e 1,60 m e a temperatura da água permanece em 24°C.
O índice de raios UV atinge o nível 13, considerado extremo, o que exige cuidados redobrados para quem permanecer ao ar livre. As autoridades reforçam a necessidade de atenção devido à possibilidade de chuva forte no fim da tarde.
*Imagens: YouTube Point do Forte.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






