11/06/2026 — 23:01
  (Horário de Brasília)

INMET emite alerta de chuvas intensas para a Região dos Lagos no início da semana

Aviso prevê volumes elevados de chuva, ventos fortes e risco de alagamentos até a noite de terça-feira (10)

Compartilhe

A semana pré-carnavalesca começou com tempo nublado e temperaturas amenas na Região dos Lagos, mas com atenção redobrada para as condições climáticas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de chuvas intensas, classificado como perigo, válido a partir das 9h desta segunda-feira (9) até as 23h59 de terça-feira (10).

De acordo com o INMET, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou acumulados de 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h. O alerta indica risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, corte de energia elétrica e descargas elétricas, especialmente durante os períodos de instabilidade mais forte.

Ao longo desta segunda-feira, as cidades da região devem registrar temperaturas entre 28 °C e 30 °C, com mínimas variando de 23 °C a 24 °C. A previsão aponta para pancadas de chuva isoladas, principalmente no período da tarde e da noite, favorecidas pela combinação de umidade elevada e a atuação de um sistema de baixa pressão.

Em Cabo Frio, os termômetros devem oscilar entre 24 °C e 29 °C, com predomínio de sol entre nuvens e possibilidade de chuva isolada ao longo da semana. A umidade relativa do ar permanece alta, com índices entre 80% e 90%, o que contribui para a sensação de tempo abafado e para a formação de instabilidades.

A recomendação é que moradores e visitantes acompanhem as atualizações da previsão do tempo e evitem áreas sujeitas a alagamentos durante os períodos de chuva mais intensa. Em caso de ventos fortes, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores e manter distância de redes elétricas.

*Imagens: YouTube Point do Forte.

letys
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.

Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.

Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias