Através da Empresa Pública de Transportes (ETP), a Prefeitura de Maricá decidiu transferir o início da operação das bicicletas de uso gratuituo, conhecidas como vermelhinhas, que estava marcado para esta sexta-feira (5), para a próxima terça-feira (9). A intenção do município é a de promover o início desse projeto de mobilidade com todas as estações previstas para esta fase implantadas e com o sistema de cadastro, controle e liberação das 'bikes' em plena operação.
Ao todo, serão 20 estações com dez bicicletas cada, totalizando 200 vermelhinhas. Nesta primeira fase, o projeto vai incluir a Praça de Itapeba, o Centro de Esportes Unificados (CEU), a Mumbuca, a Rodoviária do Centro e a Prefeitura.
Para utilizar as bicicletas, os interessados terão que efeturar seus cadastros através do aplicativo da EPT – que ainda será lançado, informando dados pessoais e um número de cartão de crédito como forma de segurança em casos de perda ou roubo das bikes, sem nenhum valor cobrado pela utilização.
Quem não tiver ou não quiser informar um cartão de crédito, terá que realizar o cadastro presencialmente na sede da empresa, levando documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
Após o cadastro, o morador estará apto a utilizar as bicicletas pelo período de uma hora, de segunda à sexta-feira. Já nos fins de semana e feriados, o tempo de utilização permitido será de duas horas. Lembrando que, após o uso, a bicicleta deve ser devolvida à estação e a reserva de outra vermelhinha só será liberada com, no mínimo, 15 minutis de intervalo. Cada estação contará, ainda, com álcool em gel à disposição dos usuários, que deverão fazer a higienização da bicicleta antes do uso, a exemplo do que já acontece em carrinhos de compras em supermercados.
Apenas pessoas maiores de 18 anos poderão se cadastrar, porém, menores de idadae poderão usar bicicletas se incluídas nos cadastros de seus pais. Ainda de acordo com a EPT, uma licitação já está sendo feita para a aquisição de bicicletas infantis e destinadas a pessoas com deficiência.