Um vídeo publicado no story de um digital influencer na manhã desta quarta-feira (10) está gerando indignação nas redes sociais. Conhecido como “Yuri Magnífico”, o rapaz, que acumula mais de 189 mil seguidores no Instagram, compartilhou imagens em que, durante um passeio de barco em Cabo Frio, nas proximidades da Ilha do Japonês, agarra uma gaivota.
Nas imagens, Yuri aparece segurando o animal e, rodeado de amigos, ri enquanto pergunta se deve ou não soltá-lo. Em meio a risadas e xingamentos, ele libera a ave – não antes de alimentá-la.
Vale pontuar que capturar, manter em cativeiro ou manusear animais silvestres é crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), e pode resultar em multa e até detenção. O caso repercutiu negativamente entre internautas, que exigem responsabilização pela conduta exibida no vídeo.
Também é importante destacar que alimentar gaivotas, especialmente com alimentos inapropriados, representa risco à saúde das aves e desequilibra o ecossistema local. A prática pode levar as aves a se acostumarem com humanos e se tornarem agressivas, o que aumenta o perigo para frequentadores das praias.
Diante da repercussão do caso, o RC24H entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio, questionando sobre o ocorrido. Em nota, o município informou que recebeu a denúncia e que apura o caso. Confira:
“A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Guarda Civil Municipal, informa que recebeu a denúncia e está apurando o caso. A equipe lamenta o ocorrido e reforça que não se deve tocar, alimentar ou fazer qualquer contato com animais silvestres. Situações de maus-tratos devem ser denunciadas à Polícia Civil ou pelo telefone 153, canal oficial da corporação”.
A reportagem também tentou falar com o influencer, solicitando um posicionamento sobre a atitude que, por muitos, está sendo considerada controvérsia – e, até mesmo, criminosa. Em reposta, ele disse que “como pode ser visto no vídeo, ele soltou o animal sem machucar”.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.