10/07/2025 — 17:34
  (Horário de Brasília)

Inea resgata 15 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro em Saquarema

Ação integra programação da Semana do Meio Ambiente e resultou ainda na paralisação de obra irregular na Laguna de Saquarema e na identificação de desmatamento para extração de areia no bairro de Bonsucesso

Compartilhe

Quinze aves silvestres foram resgatadas, nesta terça-feira (3), em Saquarema, durante uma operação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagos São João. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Saquarema e foi motivada por uma denúncia anônima. As fiscalizações estão sendo intensificadas em todo o Estado do Rio de Janeiro como parte das ações do Inea para a Semana do Meio Ambiente.

Após levantamento prévio, os técnicos do instituto vistoriaram um estabelecimento comercial no bairro de Condado, onde encontraram os pássaros mantidos em condições inadequadas. Entre as espécies, estavam tizius e coleiros, alojados em gaiolas mal conservadas, sem água e alimentação, configurando situação de maus-tratos. Além disso, as aves não possuíam anilhas e o responsável pelo local não apresentou documentação que comprovasse a posse legal dos animais.

Os pássaros foram resgatados e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, onde passarão por avaliação e cuidados veterinários antes de eventual reintegração à natureza. O proprietário foi autuado com base no Artigo 31 da Lei Estadual 3467/2000, que prevê multa de R$ 500 por ave, totalizando R$ 7.500.

Durante a mesma operação, os agentes do Inea vistoriaram outras áreas do município. Na Laguna de Saquarema, foi flagrada uma obra irregular em área de Faixa Marginal de Proteção (FMP), cuja ocupação é proibida pela legislação ambiental. A intervenção tinha como objetivo a ampliação de um estabelecimento comercial.

A obra foi imediatamente paralisada e a responsável notificada a retirar os materiais de construção da calçada e dos fundos do imóvel, além de ser obrigada a promover a recuperação da área degradada no prazo de até dez dias.

Em outra frente, no bairro de Bonsucesso, os técnicos identificaram uma área de aproximadamente dois hectares — equivalente a dois campos de futebol — que foi desmatada para a extração ilegal de areia. No momento da vistoria, os responsáveis pela atividade irregular fugiram do local. O Inea informou que continuará as investigações para identificar o proprietário da área, que será autuado conforme prevê a legislação vigente.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias