O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, na manhã desta terça-feira (21), uma operação no Instituto Larissa Sarue, em Armação dos Búzios, que resultou na retirada de todos os animais mantidos no local.
De acordo com uma representante do Instituto Larissa Sarue, esta é a segunda vez que o Inea realiza uma ação semelhante na unidade. “Eles levaram da primeira vez, nós entramos com um processo e conseguimos recuperar os animais que sobreviveram. Os que foram levados ao CETES morreram. Agora estão levando de novo”, afirmou.
A porta-voz argumentou que a instituição desenvolve um trabalho de soltura e controle de desequilíbrio ambiental em parceria com a Vigilância Sanitária, e que o manejo é divulgado nas redes sociais do projeto. “Em vez de ajudar, já que acham que o ambiente aqui é ruim, vão tirar os nossos animais para soltar não sei onde. A gente faz um trabalho de soltura supervisionada, está tudo registrado”, disse.
Entre os animais removidos pelo Inea estariam mais de 100 gambás, que, segundo o Instituto, seriam destinados à soltura controlada em áreas com presença de escorpiões. “Agora você veja, vão tirar os nossos animais daqui, mais de 100 gambás que iam para a soltura, junto com a vigilância sanitária, em locais onde há necessidade de controle de escorpiões. Vão levar, e a gente não vai saber onde essa soltura vai ser feita”, declarou a representante.
Ainda de acordo com ela, há processos judiciais em andamento entre o Instituto Larissa Sarue e o Inea relacionados a fiscalizações e apreensões anteriores.
Até o momento, o Inea não se manifestou sobre a ação.
*Imagens: Folha de Búzios.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.