InícioMeio AmbienteInea fecha depósito de resíduos de construção civil e um sistema de...

Inea fecha depósito de resíduos de construção civil e um sistema de captação de água para abastecimento de caminhões-pipas em Saquarema

Operação aconteceu na última quarta-feira (12), na Estrada Velha de Jaconé

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em operação no município de Saquarema na última quarta-feira (12), fechou um depósito de resíduos de construção civil e um sistema de captação de água para abastecimento de caminhões-pipas. Ambas as ações partiram de denúncias anônimas e mobilizaram a equipe de fiscalização do instituto e a Superintendência Regional Lagos São João.

Os fiscais encontraram, no km 43 da RJ-118 (Estrada Velha de Jaconé), local de depósito de entulhos, galhos e outros resíduos descartados de forma incorreta. A equipe flagrou caminhões descarregando o material e de imediato paralisaram a atividade. Segundo o órgão, os veículos foram apreendidos e o proprietário foi autuado no ART 85 da Lei Estadual 3467/2000.

No km 37, os agentes encontraram todo um sistema irregular de captação de água por meio de poços artesianos e sistema de abastecimento de caminhões-pipas. Com a chegada da equipe de fiscalização, homens que estavam tomando no local fugiram para a mata. Os fiscais realizaram o serviço de desativação dos poços e a apreensão das bombas d’água e anotações deixadas para trás.

“Agradecemos às denúncias anônimas que nos auxiliaram no combate a estes crimes ambientais em Saquarema. A consciência da população em relação ao meio ambiente é fundamental para políticas sustentáveis efetivas no estado”, afirma o presidente do Inea, Philipe Campello.

Letycia Rocha
Pós-graduanda em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia. Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content