08/10/2025 — 15:38
  (Horário de Brasília)

INEA embarga loteamento irregular em Búzios após constatar desmatamento em área protegida

Ação conjunta com a Polícia Ambiental interditou obra em zona de amortecimento do Parque Estadual da Costa do Sol; multa ao proprietário pode chegar a R$ 50 mil

Compartilhe

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) embargou, nesta terça-feira (7), uma obra para a construção de um loteamento em Búzios, na Região dos Lagos. A intervenção ocorreu na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Costa do Sol e contou com o apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm). O proprietário do terreno foi autuado por desmatamento irregular e poderá ser multado em até R$ 50 mil.

De acordo com o Inea, a fiscalização foi realizada por técnicos da Superintendência Lagos São João, que identificaram intervenções em uma área de aproximadamente três hectares — o equivalente a três campos de futebol — localizada na Estrada de Cabo Frio/Búzios, no bairro São José. Durante a vistoria, o responsável pela obra não apresentou a anuência obrigatória do órgão gestor do parque, documento que autoriza construções em zonas de amortecimento de unidades de conservação.

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou a importância da atuação rápida para coibir danos ambientais.
— Nosso papel é agir com rapidez e firmeza para impedir que áreas protegidas sejam degradadas. O combate às construções irregulares é uma das prioridades da nossa política, especialmente em regiões de grande valor ambiental — afirmou.

A anuência do órgão gestor é uma exigência legal para empreendimentos localizados em zonas de amortecimento, pois garante que as obras não causem impactos negativos ao ecossistema protegido. Sem essa autorização, as construções não podem prosseguir.

O caso será encaminhado para as instâncias competentes, e o proprietário deverá responder administrativamente pelas infrações ambientais constatadas.

540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias