InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosINEA embarga construção de resort em área de Mata Atlântica em Búzios

INEA embarga construção de resort em área de Mata Atlântica em Búzios

Os agentes e os técnicos flagraram desmatamento em uma área de quase oito campos de futebol, que daria lugar ao empreendimento

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) embargou nesta terça-feira (14) a construção irregular de um resort em uma área de proteção ambiental, em Búzios. Os agentes e os técnicos flagraram desmatamento em uma área de quase oito campos de futebol, que daria lugar ao empreendimento.

No local, a equipe constatou que já havia sido construído duas piscinas e uma recepção na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual do Pau Brasil. A obra foi paralisada e duas escavadeiras e dois caminhões foram apreendidos. A ação contou com o apoio da Polícia Civil e da Marinha do Brasil que identificou o trecho desmatado durante um sobrevoo e acionou a superintendência do INEA.

Uma pessoa foi detida e conduzida à 127ª Delegacia de Polícia (127ª DP) onde prestou esclarecimentos. Ele será autuado por construir empreendimento sem licença ambiental, causar danos ao meio ambiente e por dificultar a ação de fiscalização.

“Não vamos permitir que degradem as nossas áreas protegidas. Em todo o estado são 40 unidades de conservação administradas pelo Inea que protegem o nosso patrimônio ambiental que é a Mata Atlântica. Por isso, estamos intensificando as nossas fiscalizações”, ressaltou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Com 10.370 hectares, a APA Estadual do Pau Brasil abrange partes dos municípios de Búzios e de Cabo Frio e foi criada com o propósito de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense, preservar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção e integrar o corredor ecológico central da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro.

*Com informações da Tupi.fm

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo