Quatro construções irregulares e dois alicerces em fase inicial foram demolidos nesta terça-feira (18) dentro do Parque Estadual da Costa do Sol e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau Brasil, no bairro Baía Formosa, em Armação dos Búzios.
A ação, cujo objetivo foi combater a ocupação irregular e a degradação ambiental nas áreas protegidas, foi realizada por fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) com guardas-parques dos respectivos locais, e contou com maquinário pesado e a presença de agentes da Polícia Militar.
Proteção ambiental em foco
O Parque Estadual da Costa do Sol e a APA do Pau Brasil são áreas de extrema importância ambiental, abrigando rica biodiversidade e belezas naturais únicas. A remoção das construções irregulares e dos alicerces é fundamental para garantir a preservação desses locais e evitar maiores danos ao meio ambiente.
Para evitar que novas construções irregulares sejam erguidas nessas áreas, o INEA e a Prefeitura informam que medidas de monitoramento constante serão realizadas. Além disso, campanhas de conscientização serão promovidas para informar a população sobre a importância da preservação ambiental e os riscos da ocupação irregular em áreas protegidas.