Uma operação conjunta entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Prolagos, realizada nesta sexta-feira (16), flagrou um ponto de furto de água na Rua José Rodrigues Moreira, no bairro Porto do Carro, em São Pedro da Aldeia. O local vinha sendo monitorado após denúncias de que a ligação irregular era utilizada para abastecer caminhões-pipa clandestinos. Ninguém foi encontrado no imóvel, mas os responsáveis serão identificados e multados pela empresa.
“Ações como essa, além de configurarem crime, causam danos à rede de distribuição, principalmente a perda de pressão. Isso impacta diretamente os moradores, sobretudo na alta temporada, quando a população da Região dos Lagos chega a quadriplicar”, explica Saimon Moreira, gerente comercial da Prolagos.
Entre os principais impactos das ligações clandestinas estão a redução da pressão na rede, o que dificulta a chegada da água a áreas elevadas e distantes, o risco de contaminação e a ocorrência de vazamentos que podem danificar as estruturas dos imóveis. Em meio à alta temporada, caracterizada pelas temperaturas elevadas e pelo aumento do consumo de água, as fraudes prejudicam de forma significativa o abastecimento de bairros inteiros.
A concessionária mantém uma rotina permanente de fiscalização em toda a sua área de concessão. Intervenções indevidas na rede, além de ilegais, geram riscos à saúde pública devido à possível contaminação da água. Em 2025, mais de 9 mil irregularidades foram flagradas nas cinco cidades de atuação da empresa. O furto de água é considerado crime, segundo o código penal (artigo 155).
A população pode contribuir denunciando situações suspeitas, de forma anônima, pelos canais oficiais de atendimento: telefone e WhatsApp pelo número 0800 7020 195 ou pelo site www.prolagos.com.br.


Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






