O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagos São João, realizou nesta quarta-feira (10) uma operação para combater a extração ilegal de terra em Saquarema, na Região dos Lagos. A ação foi desencadeada após denúncia recebida pelo órgão ambiental.
Durante a fiscalização, técnicos percorreram a Rua Dr. Roberto Keli, no distrito de Bacaxá, e constataram o desmatamento de aproximadamente três hectares de Mata Atlântica, área equivalente a três campos de futebol. No mesmo local, também foi identificada a extração mineral sem a devida licença ambiental.
O maquinário utilizado foi apreendido e o responsável pela área foi autuado. Segundo o Inea, a multa pode variar entre R$ 400 mil e R$ 1 milhão, conforme previsto no Artigo 85 da Lei Estadual nº 3.467/2000. O homem foi conduzido à 124ª Delegacia de Polícia, em Saquarema, para prestar esclarecimentos.
O secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou a importância da colaboração da população no combate a crimes ambientais.
“Precisamos da ajuda de toda a sociedade para impedir ações como essa, que colocam em risco a fauna, a flora, os recursos hídricos e o equilíbrio da nossa biodiversidade. É papel do cidadão denunciar tais práticas e ajudar a proteger o patrimônio verde”, afirmou.
A extração irregular de terra provoca impactos como erosão, assoreamento de rios, modificação da paisagem e perda de áreas de vegetação nativa.
As denúncias de crimes ambientais no estado podem ser feitas pelo Linha Verde, nos números 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) e 2253 1177 (capital), ou pelo aplicativo “Disque Denúncia Rio”, que permite o envio de fotos e vídeos com garantia de anonimato.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.