13/02/2025 — 16:20
  (Horário de Brasília)

Inea abre inscrições para curso de condutores de visitantes em Búzios

As aulas são gratuitas e vão capacitar profissionais para atuar no Parque Estadual da Costa do Sol e APA Pau-Brasil. Inscrições vão até 21 de fevereiro, confira

Compartilhe

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está com inscrições abertas para o curso de condutores de visitantes em Búzios. Serão oferecidas 40 vagas, destinadas exclusivamente a moradores do município.

A iniciativa é gratuita e oferece oportunidades, especialmente para membros de comunidades tradicionais locais. Os profissionais capacitados atuarão no Parque Estadual da Costa do Sol e na Área de Proteção Ambiental Estadual Pau Brasil, a famosa APA Pau Brasil.

Conforme divulgado pelo Inea, as inscrições acontecem até o dia 21 de fevereiro, somente de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Turismo de Búzios, na rua Manoel Turibio de Frias, 256, no centro do balneário. Os requisitos são:

– Ter 18 anos ou mais;

– Ter concluído o ensino médio;

– Ser natural ou morador de Búzios, em especial das comunidades Caiçaras, Quilombolas da Rasa, Marisqueiras Quilombolas da Rasa, Mulheres Caiçaras Buziana e remanescentes do Quilombo de Baía Formosa;

– Ter boa condição de saúde para o exercício da atividade.

Os inscritos passarão por uma entrevista com uma comissão técnica composta por especialistas do Inea e da Prefeitura. Os aprovados poderão participar do curso, que terá início em 24 de março, na sede da Secretaria Municipal de Turismo de Búzios.

A capacitação inclui aulas teóricas sobre ecoturismo, meio ambiente e condução de visitantes em áreas naturais. Além disso, os participantes farão atividades práticas, com visitas de campo no Parque Estadual da Costa do Sol e na APA Pau Brasil.

Os alunos que concluírem e foram aprovados no curso serão credenciados pelo Inea para atuar como condutores de visitantes.

O instituto ressaltou que o Programa Estadual de Guias e Condutores tem com o objetivo capacitar, ordenar e certificar os profissionais para atuar nas unidades de conservação do estado: “A qualificação busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico, ao propiciar geração de renda para comunidades do entorno. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade e mínimo impacto nas visitas aos parques.”

O Inea explicou também que a atividade de condutor de visitantes é diferente da profissão de guia de turismo. O órgão disse que os condutores são profissionais qualificados especificamente para atuar dentro de uma unidade de conservação, sendo cadastrados e autorizados pelo órgão gestor da área.

Sua principal atribuição é acompanhar e interpretar o ambiente para os visitantes, com foco na segurança, na experiência e na conservação da biodiversidade do local para a qual foi capacitado.

Enquanto que o guia de turismo é um profissional regulamentado pelo Ministério do Turismo e deve possuir cadastro no Cadastur para exercer suas funções. Ele é responsável pelo acompanhamento, orientação e transmissão de informações a turistas em visitas urbanas, culturais, históricas ou naturais, podendo atuar em diferentes territórios.

Saldo positivo com o curso

De 2012 a 2024, o Inea realizou 23 cursos de condutores de visitantes, contemplando 14 unidades de conservação, e credenciou 507 profissionais.

Uma pesquisa com ex-alunos apontou resultados positivos do programa: 76,1% dos participantes relataram melhoria em suas competências profissionais; 78,9% conseguiram gerar renda e 69% encontraram novas oportunidades.

Em relação à sensibilização ambiental, 67,6% aumentaram seu interesse por questões ambientais e 77,5% afirmaram que o programa influenciou suas práticas cotidianas. O curso teve alto índice de aprovação, com 94,4% dos participantes recomendando a capacitação para outras pessoas.

Os dados fazem parte de uma pesquisa acadêmica realizada por Tarcísio Silva e Cunha, chefe de serviço da gerência de visitação, negócios e sustentabilidade do Inea, como parte de sua pós-graduação em ecoturismo e conservação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Os dados fazem parte de uma pesquisa acadêmica realizada por Tarcísio Silva e Cunha, chefe de serviço da Gerência de Visitação, Negócios e Sustentabilidade do Inea, como parte de sua pós-graduação em Ecoturismo e Conservação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

O Programa Estadual de Guias de Condutores está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, consumo e produção sustentáveis e vida terrestre.

Fonte: Portal Multiplix

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo