Um incêndio seguido de explosão na plataforma PCH-1, na Bacia de Campos, deixou 11 trabalhadores feridos na manhã desta segunda-feira (21). A estrutura está localizada a cerca de 130 quilômetros da costa de Macaé. Todos os feridos sofreram queimaduras e foram encaminhados para hospitais em Macaé e Campos dos Goytacazes.
De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), um dos empregados chegou a cair no mar durante a explosão. Ele foi resgatado com queimaduras e recebeu atendimento em uma embarcação de apoio, sendo posteriormente transferido por meio de desembarque aeromédico. A Petrobras informou que o trabalhador está consciente e sofreu apenas queimaduras leves.
A explosão aconteceu por volta das 7h25. As chamas foram controladas pelas equipes de emergência a bordo. A estatal informou que a plataforma PCH-1 não está em operação desde 2020 e que, no momento do incidente, havia 176 pessoas a bordo.
Imagens registradas por embarcações próximas mostram uma grande coluna de fumaça saindo da plataforma. A Petrobras anunciou que as equipes não essenciais serão retiradas preventivamente da unidade para que a integridade das instalações seja avaliada. Uma comissão será criada para apurar as causas da ocorrência.
O diretor do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, atribuiu o acidente ao sucateamento da indústria petrolífera na região. “Infelizmente, o que vemos hoje são as consequências práticas do desmonte da indústria nacional do petróleo. O sucateamento da Bacia de Campos, além dos prejuízos econômicos, coloca em risco a vida dos trabalhadores. Não é por acaso que acidentes como esse têm se tornado mais frequentes”, declarou.
Com informações de G1
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).