Solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (9) e contou com a presença do governador Cláudio Castro
Após 5 anos fechado, o Instituto Médico Legal (IML) de Cabo Frio foi reinaugurado na tarde desta sexta-feira (9). A solenidade contou com a presença do Prefeito José Bonifácio, além de autoridades estaduais como o governador Cláudio Castro; o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI), Dr. Serginho; e o Secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski. O presidente da Câmara, Miguel Alencar e os vereadores Adeir Novaes, Alexandra Codeço, Alexandre da Colônia, Carol Midori, Douglas Felizardo, Jean da Autoescola, Josias da Swell, Vanderson Bento e Vinícius Corrêa também estiveram presentes.
A unidade funciona no bairro Portinho, local onde serão realizados exames médico-periciais de natureza criminal tais como corpo de delito e necropsias. O IML é de suma importância para a sociedade cabo-friense.
O governador Cláudio Castro ressaltou a importância de investir em infraestrutura.
“Não dá para ter segurança pública com uma polícia sucateada, sem um IML próximo que oferte uma perícia de qualidade. O sucateamento gera impunidade. Só com investimento em infraestrutura conseguiremos conter a criminalidade”, disse Castro.
A reforma do prédio do IML foi financiada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI), por meio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Foram investidos, aproximadamente, R$ 56 milhões nas obras de modernização do local, que, além de atender a população de Cabo Frio, também receberá demandas das cidades de Arraial do Cabo, Armação de Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, Rio Bonito e Silva Jardim.
A reforma geral do prédio contemplou a recuperação de telhado, a pintura e a restauração das partes elétrica e hidráulica. Além disso, a sala de necropsia também passou por manutenção e foram instalados aparelhos de ar-condicionado novos no local.
O posto funcionará em regime de plantão, 24 horas por dia, onde vão atuar médicos legistas, técnicos e auxiliares de necropsia, papiloscopistas, além do pessoal de apoio administrativo.
“Hoje estamos reabrindo esta estrutura que é tão importante para a sociedade de toda a Região dos Lagos, trazendo de volta a dignidade às pessoas que passam por um momento tão triste que é a perda de um familiar. Este é um serviço essencial e que precisava ser restabelecido”, disse o secretário Dr. Serginho.