Imagem de Nossa Senhora volta ao seu pedestal na Ilha do Farol em Arraial do Cabo

A imagem sacra havia sido removida para ser restaurada e foi recolocada nesta quarta-feira (2), dia de Nossa Senhora dos Navegantes

465

Neste 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a imagem da santa foi recolocada em seu pedestal, na Fenda de Nossa Senhora, que fica no costão rochoso da praia da Ilha do Farol, em Arraial do Cabo. A imagem sacra havia sido removida para ser restaurada. Agora, pintada nas cores azul e branco (tradicionais das imagens de Nossa Senhora) é vista com mais clareza por todos que passam pelo local. É uma das principais atrações do passeio náutico dentro da Reserva Extrativista Marinha (RESEXMar-AC).

O transporte da imagem de Nossa Senhora foi feito de lancha pela equipe de monitoramento da Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC) e a instalação no pedestal ficou por conta de uma equipe da Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo (FIPAC). Antes, no cais da Marina dos Pescadores, o padre Helcimar Sardinha, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora dos Remédios, de Arraial do Cabo, fez a benção da imagem.

APARIÇÃO DA IMAGEM ORIGINAL É CERCADA DE MISTÉRIO

O nome da fenda é uma homenagem à Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira de Arraial do Cabo. Contam a história de que um pescador encontrou ali a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1721. Avisaram sobre o ocorrido a um padre, que organizou uma procissão para levar a estátua até a Igreja Nossa Senhora de Assunção, em Cabo Frio. Misteriosamente, a imagem reapareceu na fenda, a quilômetros de distância da igreja para a qual ela havia sido levada.

Mais uma vez carregaram a imagem para a igreja, mas inexplicavelmente ela sumiu e foi reencontrada na fenda. Isso se repetiu por algumas vezes até que resolveram deixá-la ali, onde ela foi vista pela primeira vez. A escultura que vemos atualmente é uma réplica da original. Dizem por aí que os casais que se beijam em frente à fenda ficam juntos para sempre. A Fenda de Nossa Senhora possui aproximadamente 5 metros de largura e 40 metros de altura.

(Fonte: Ascom AREMAC)

Vídeo: Saveiro Don Juan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui