InícioCulturaII Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia tem "Rolé...

II Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia tem “Rolé Histórico” neste domingo (20)

Evento acontece em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural

A II Semana Decolonial Do Patrimônio de São Pedro da Aldeia, que acontece em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado dia 17 de agosto em todo o Brasil, segue com o intuito de reunir e propagar conhecimentos sobre os patrimônios aldeenses tendo enfoque na cultura tradicional local, e sua importância histórica.

A primeira edição aconteceu em agosto de 2022 e proporcionou atividades como rodas de conversas, oficinas e passeios guiados. No ano de 2023 a Coletiva Gecay dá sequência a este evento com o tema “Reconstruindo Nossas Memórias”.

Neste domingo (20), acontece o “Rolé Histórico”, um projeto de educação patrimonial que acontece pelo centro-histórico de São Pedro da Aldeia. Pelo caminho é apresentado o entorno, com a intenção de despertar questionamentos sobre o território.

Um convite para a população aldeense revisitar sua ancestralidade e compartilhar memórias junto a artistas aldeenses, mestre de saberes, professores e pesquisadores da nossa história decolonizada.

Palestra Ivo Barreto “Casa da Flor: diálogos com o decolonial”.

O evento teve início na quinta-feira (17) e segue até o domingo.

Confira a programação:

19/08/2023

Local: Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia

16h – “Roda de Conversa com as mulheres do bairro Baleia”

18h – “Histórias de Pescador” com os pescadores artesanais da praia da baleia.

20/08/2023

08h – “Rolé Histórico” com as historiadoras Vanessa Dias e Fernanda Lopes.

O Rolé Histórico é um projeto de educação patrimonial que acontece pelo centro-histórico de São Pedro da Aldeia. Pelo caminho é apresentado nosso entorno, com a intenção de despertar questionamentos sobre nosso território.

O passeio dura em média 1 hora e 30 minutos e é gratuito.

Para participar, é necessário fazer a inscrição

Saída na Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia

10h/15h – Almoço tradicional feito pela Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia e roda de samba com o “Coletivo Samba da Aldeia”. Bingo beneficente em prol dos pescadores da Baleia. Venda de livros sobre nosso território. Feira de biojóias com artesãs de São Pedro da Aldeia.

Sobre a Coletiva Gecay

A Coletiva Gecay é uma coletiva de mulheres com a intenção de fomentar estudos decoloniais, bem como contribuir para a preservação e propagação das memórias, culturas e patrimônios de São Pedro da Aldeia.

Atualmente sua formação conta com seis mulheres: Camila Souza (museóloga), Ericka Hoch (professora de artes visuais), Mayara Árvore (artista e pesquisadora), Mayla árvore (arte educadora e pesquisadora), Silene O. Ribeiro (historiadora, pesquisadora e docente da educação básica) e Vanessa Dias (historiadora e guia de turismo).

Siga a Coletiva Gecay no Instagram: @coletivagecay

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo