20/04/2025 — 16:37
  (Horário de Brasília)

II Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia tem “Rolé Histórico” neste domingo (20)

Evento acontece em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Compartilhe

A II Semana Decolonial Do Patrimônio de São Pedro da Aldeia, que acontece em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado dia 17 de agosto em todo o Brasil, segue com o intuito de reunir e propagar conhecimentos sobre os patrimônios aldeenses tendo enfoque na cultura tradicional local, e sua importância histórica.

A primeira edição aconteceu em agosto de 2022 e proporcionou atividades como rodas de conversas, oficinas e passeios guiados. No ano de 2023 a Coletiva Gecay dá sequência a este evento com o tema “Reconstruindo Nossas Memórias”.

Neste domingo (20), acontece o “Rolé Histórico”, um projeto de educação patrimonial que acontece pelo centro-histórico de São Pedro da Aldeia. Pelo caminho é apresentado o entorno, com a intenção de despertar questionamentos sobre o território.

Um convite para a população aldeense revisitar sua ancestralidade e compartilhar memórias junto a artistas aldeenses, mestre de saberes, professores e pesquisadores da nossa história decolonizada.

Palestra Ivo Barreto “Casa da Flor: diálogos com o decolonial”.

O evento teve início na quinta-feira (17) e segue até o domingo.

Confira a programação:

19/08/2023

Local: Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia

16h – “Roda de Conversa com as mulheres do bairro Baleia”

18h – “Histórias de Pescador” com os pescadores artesanais da praia da baleia.

20/08/2023

08h – “Rolé Histórico” com as historiadoras Vanessa Dias e Fernanda Lopes.

O Rolé Histórico é um projeto de educação patrimonial que acontece pelo centro-histórico de São Pedro da Aldeia. Pelo caminho é apresentado nosso entorno, com a intenção de despertar questionamentos sobre nosso território.

O passeio dura em média 1 hora e 30 minutos e é gratuito.

Para participar, é necessário fazer a inscrição

Saída na Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia

10h/15h – Almoço tradicional feito pela Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia e roda de samba com o “Coletivo Samba da Aldeia”. Bingo beneficente em prol dos pescadores da Baleia. Venda de livros sobre nosso território. Feira de biojóias com artesãs de São Pedro da Aldeia.

Sobre a Coletiva Gecay

A Coletiva Gecay é uma coletiva de mulheres com a intenção de fomentar estudos decoloniais, bem como contribuir para a preservação e propagação das memórias, culturas e patrimônios de São Pedro da Aldeia.

Atualmente sua formação conta com seis mulheres: Camila Souza (museóloga), Ericka Hoch (professora de artes visuais), Mayara Árvore (artista e pesquisadora), Mayla árvore (arte educadora e pesquisadora), Silene O. Ribeiro (historiadora, pesquisadora e docente da educação básica) e Vanessa Dias (historiadora e guia de turismo).

Siga a Coletiva Gecay no Instagram: @coletivagecay

Sabrina Sá
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias