Nesta sexta-feira (19), Iguaba Grande será sede de um Encontro de Educação Financeira, que vai acontecer na Praça Edyla Pinheiro, das 10h às 17h. A realização é do Banco Sicoob Fluminense em parceria com a Prefeitura Municipal. Diversas atividades estão programadas para o período, em comemoração ao primeiro aniversário da agência em Iguaba Grande, o Sicoob Fluminense realizará ações como palestras, atendimento individualizado e contação de histórias de forma presencial. Este é um projeto piloto dentro da Senef.
A Semana Nacional de Educação Financeira (Senef), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), acontece anualmente desde 2014, e tem como objetivo promover ações e iniciativas gratuitas que colaborem para a disseminação e o aumento da educação financeira para jovens e adultos. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade que preside o FBEF e a Secretaria Executiva do FBEF no biênio 2022-2023, é a responsável pela coordenação da Senef 2023. O apoio é do Instituto Sicoob.
Trata-se de um grande evento nacional, com a finalidade de promover ações de educação financeira no país, junto a um movimento de cooperação de uma série de parceiros institucionais, a fim de dar evidência e chamar a atenção da sociedade para a importância da educação financeira na vida das pessoas.
Esta será a 10ª (décima) edição da Senef, que terá como tema central Resiliência Financeira. Ao longo da campanha serão promovidas iniciativas gratuitas sobre educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e a solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.
Confira a entrevista com o gerente da agência Sicoob Fluminense de Iguaba, Sebastião Fonseca, juntamente com o gerente regional, Mélqui Nunes e o secretário de Desenvolvimento de Desenvolvimento Ecônomico da cidade:
As atividades da Senef vão englobar lives; peças de teatro; palestras e workshops, entre outras ações, e poderão ser feitas de forma virtual ou presencial. O público alvo é composto por crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, professores, microempreendedor individual (MEI), empresário – pequena empresa; empresário – média empresa, empresário – grande empresa e cooperados.