A partir da próxima segunda-feira (4), o esquema vacinal contra a poliomielite sofrerá alterações em Iguaba Grande. A vacina oral poliomielite bivalente (VPOb) será substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP), que passa a ser aplicada de forma injetável. As doses estarão disponíveis na Casa da Vacina, no setor materno-infantil.
A mudança no protocolo de vacinação foi implementada com base em critérios epidemiológicos e em evidências científicas que apontam a VIP como uma opção mais segura. A medida também atende a recomendações internacionais para aprimorar a proteção contra a doença.
O novo esquema vacinal estabelece as seguintes doses de VIP:
- 1ª dose aos 2 meses de idade
- 2ª dose aos 4 meses
- 3ª dose aos 6 meses
- Dose de reforço aos 15 meses
A poliomielite é uma doença grave, altamente contagiosa, e causa paralisia flácida irreversível, com maior incidência nos membros inferiores, podendo até resultar em morte. A vacinação é a maneira de evitar a reintrodução do poliovírus no Brasil.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).