A prefeitura de Iguaba Grande iniciou, nesta semana, a utilização do sistema de “botão do pânico” como mais uma medida de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar. O dispositivo faz parte de uma ação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, com foco nas mulheres acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha.
De acordo com a prefeitura, o sistema conecta as vítimas, previamente cadastradas, diretamente à central de comando da Secretaria de Segurança por meio de tecnologia GPS. Caso haja qualquer indício de violência, as mulheres podem acionar o botão de maneira imediata, o que ativa um alerta na central e direciona uma equipe da Patrulha Maria da Penha para o local.
A iniciativa tem o objetivo de garantir uma resposta rápida em situações de emergência. Segundo o município, o mapeamento das vítimas e o monitoramento em tempo real são estratégias centrais para evitar a reincidência de casos de violência.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.