Quando o assunto é vacinação contra o coronavírus, Iguaba Grande está ensinando a muita cidade grande como agir. Desde que começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, o município tem se mantido na liderança dentre todos os 92 municípios do Estado do Rio. Esta semana, o município atingiu o número de 97% entre doses recebidas e doses aplicadas na população.
Para o secretário de Saúde de Iguaba Grande, Valdeci Pereira da Silva Júnior, o sucesso se deve, sobretudo, a dois fatores: a cobertura do programa de saúde da família e os mutirões de vacinação organizados pela prefeitura. O secretário lembra que para cumprir as metas estabelecidas, o prefeito também suspendeu férias e licenças de todos os servidores ligados à área da saúde.
“Desde o início eu determinei não só ao secretário de Saúde como a todo o meu governo que a prioridade máxima deveria ser a vacinação contra a Covid. Para isso, tomamos algumas medidas, como suspender durante todo este ano férias e licenças daqueles envolvidos com a Saúde e remanejamos verbas para o combate à doença”, conta o prefeito Vantoil Martins (Cidadania).
Valdeci diz que pelo fato de o programa médico de família alcançar quase 100% de todas as residências de Iguaba Grande fica mais fácil o governo monitorar quem foi ou não vacinado. A partir daí, de acordo com ele, agentes de saúde percorrem os bairros para cumprir a planilha de vacinação estipulada com base neste levantamento:
“Como temos todo mundo cadastrado, fica mais fácil. A gente entra em contato diariamente com as pessoas e nos certificamos se foram vacinadas ou não”.
Iguaba Grande registrou 107 óbitos até agora por conta da Covid-19, proporcionalmente número bem do que registrado em cidades vizinhas, como Saquarema e Araruama. O prefeito lembra que desde o início da campanha de vacinação o município vem realizando mutirões de imunização em diversas localidades.
“E só não temos resultados ainda melhores porque a chegada de vacinas ao município por vezes atrasa um pouco”, conta Vantoil Martins.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).