Teve início, nesta semana, o atendimento nutricional oncológico itinerante em Iguaba Grande. A ação, que segue até dezembro, acontece entre 8h e 12h e das 13h30 às 17h, por meio de um ônibus que vai fazer o atendimento fora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com esquema de escala (confira a programação ao fim).
A Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) é a responsável pela iniciativa, cujo objetivo é levar atendimento nutricional a todos os pacientes oncológicos em tratamento da cidade.
Ainda durante o serviço, serão promovidas conversas para o esclarecimento de dúvidas, além de serem oferecidas frutas, café e sucos.
Outros atendimentos também serão oferecidos, como: aferição de glicose e pressão. Moradores também vão contar com profissionais esclarecendo dúvidas além sobre preventivos, realizando consultas genecológicas, entre outros.
Também serão distribuídos kits com panfletos de orientações nutricionais e informações sobre programa, com uma caderneta de acompanhamento (que deve ser levada pelo paciente em toda consulta).
O público presente também vai contar com brindes da Onkosol (Clínica de Oncologia na Região dos Lagos), além de um saquinho com uma semente, para incentivar o cultivo de horta caseira.
A ação também vai contar com a presença da Coordenação do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e da Coordenação da saúde do homem e do idoso,
Neste 1º Ciclo, os encontros serão semanais, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Seguem os dias e as unidades:
31/10 – Sapeatiba;
07/11 – Vila Nova;
14/11 – Nova Iguaba;
21/11 – Iguaba Pequena;
28/11 – Boa Vista;
05/12 – Pedreira;
12/12 – Ubás; e
19/12 – Centro
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).