A 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Iguaba Grande aconteceu na terça-feira (10), no auditório da prefeitura e reuniu 35 participantes entre moradores e palestrantes. Sob a presidência do subsecretário de Meio Ambiente, Caio Pedrosa, o evento abordou como tema central a “Emergência Climática”, subdividido em cinco eixos.
Especialistas conduziram palestras sobre os eixos temáticos. O professor Eduardo Pimenta abordou “Mitigação”, enquanto o professor Osni Guaiano discutiu “Adaptação e Preparo para Desastres”. Representantes da Prolagos, como Aline Araújo, trataram de “Transformações Ecológicas”. Já os temas “Justiça Climática” e “Governança” foram apresentados pela professora Elizabeth Franco e Jorgino Fabiano, respectivamente, enquanto Paloma Árias falou sobre “Educação Ambiental”.
As apresentações serviram de base para debates que resultaram em dez propostas de lei voltadas a minimizar os impactos climáticos no município. Entre as iniciativas, destaca-se o “Selo Verde”, que visa reconhecer e beneficiar comércios locais que adotem práticas sustentáveis, como o uso de energia limpa. Os participantes propuseram incentivos como descontos em impostos para os estabelecimentos que aderirem ao programa.
Durante a conferência, também ocorreu a eleição do delegado titular e da suplente que representarão Iguaba Grande na etapa estadual e, posteriormente, na nacional, em Brasília. Vinícius Melo, servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi eleito delegado titular, enquanto Thaís Guimarães, da Associação de Moradores do Bairro União (AMABU), foi escolhida como suplente.
O próximo passo será a apresentação das propostas na Conferência Estadual, onde os projetos selecionados poderão avançar para análise nacional e, eventualmente, se tornarem leis de abrangência federal.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.