A Prefeitura de Iguaba Grande, através da secretaria de Saúde inicia na próxima quarta-feira (1) a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. A Coordenação de Imunização do município dividiu a campanha em etapas, com os acamados, idosos, gestantes e imunocomprometidos (pessoas cujo sistema imune não funciona como deveria), como os primeiros a receberem o imunizante. Os moradores devem procurar as UBSs para a vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde, este imunizante melhora a imunidade contra a variante ômicron e as sub variantes (BA.1, BA.4 e BA.5), além de possuir segurança e eficácia semelhante às das vacinas monovalentes, aplicadas desde de janeiro de 2021. Para tomar a vacina bivalente, é necessário ter tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente. Além disso, é importante alertar que a última dose deve ter sido aplicada há, no mínimo, quatro meses.
“Vale ressaltar que os moradores podem ficar tranquilos, pois essas doses atualizadas da vacina Covid-19 não desmerecem as primeiras injeções. Ainda é necessária a aplicação das chamadas vacinas monovalentes, que carregam informações apenas do primeiro Sars-CoV-2”, concluiu a Coordenadora de Imunização e de Epidemiologia Patricia Costa.
Uma campanha de vacinação com novos imunizantes ainda exige treinamento dos profissionais de saúde, que começou ontem (27) e termina hoje (28).
Segue abaixo o cronograma de vacinação:
01/03 a 03/03 será a vez dos idosos com + de 80 anos;
06/03 a 10/03 será a vez dos idosos com + de 70 anos;
13/03 a 17/03 será a vez dos idosos com + de 60 anos;
20/03 a 24/03 será a vez das gestantes e imunocomprometidos, com + de 18 anos.
Esse calendário pode sofrer alterações de acordo com a disponibilidade da vacina.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.