21/04/2025 — 17:50
  (Horário de Brasília)

Igreja Católica Apostólica Brasileira em Cabo Frio lamenta morte de Papa Francisco

Prefeitura ressalta importância global do pontífice e afirma que o mundo perde uma grande referência

Compartilhe

Após a morte do Papa Francisco, confirmada nesta segunda-feira (21), a Diocese de Cabo Frio e a Prefeitura do município emitiram manifestações públicas de pesar. O falecimento do pontífice, primeiro latino-americano a ocupar o cargo máximo da Igreja Católica, provocou reações em todo o mundo cristão.

A Diocese de Cabo Frio, por meio de Dom Joanir da Silva Neves, bispo diocesano, expressou solidariedade ao clero e aos fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana.

Em nota divulgada nesta manhã, o bispo afirmou que a partida do Papa Francisco representa um momento de profunda dor para todos os que fazem parte da instituição. A mensagem foi encerrada com a citação bíblica: “Aquele que crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá” (João 11,25).

Também por meio de nota oficial, a Prefeitura de Cabo Frio se pronunciou, destacando o legado deixado pelo papa. “Homem simples, de gestos profundos e palavras que tocavam o coração, ele nos ensinou sobre empatia, solidariedade e o poder do cuidado com o próximo”, diz o texto, que conclui: “Hoje, o mundo perde uma grande referência. Vá em paz, Francisco!”

A Diocese da ICAB em Cabo Frio está localizada na Rua Francisco Mendes, no Centro, onde funciona a Catedral dos Arcos de São Jorge. A comunidade foi criada em 1945, após visita do fundador da ICAB, Dom Carlos Duarte Costa, e oficializada como diocese em 1972. Desde 2013, é liderada por Dom Joanir.

O Papa Francisco morreu no Vaticano aos 88 anos, após 12 anos de pontificado. Ele será velado na Basílica de São Pedro, com cerimônia de funeral prevista para os próximos dias na Praça de São Pedro, onde milhares de fiéis e líderes de diferentes nações devem se reunir. O Conclave para escolha do novo Papa será convocado conforme as regras da Santa Sé.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias