Rio das Ostras dá sequência à vacinação contra a Covid-19 após o feriadão, de quarta a sexta-feira, dias 13, 14 e 15 de outubro. Serão quatro polos em funcionamento, a cada dia, das 8h às 16h. No calendário vacinal, está prevista a aplicação da 3ª dose do imunizante em idosos entre 77 e 79 anos e pacientes imunossuprimidos.
DOSE DE REFORÇO – Nesse período, vão receber a 3ª dose os pacientes imunossuprimidos que vivem com HIV/Aids e outras condições detalhadas abaixo.
Também vão receber a 3ª dose os trabalhadores da Saúde, da Rede Municipal, que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus.
Idosos entre 79 e 77 anos que receberam a 2ª dose da Coronavac entre 8 e 15 de abril também receberão a 3ª dose, de acordo com a descrição do calendário abaixo.
Só poderão receber o reforço os idosos e trabalhadores da Saúde que tomaram a 2ª dose há mais de seis meses. Já os pacientes imunossuprimidos precisam ter realizado a 2ª dose há mais de 28 dias.
DOCUMENTAÇÃO PARA 3ª DOSE – Os idosos que irão tomar a 3ª dose precisam levar o cartão de vacina, assim como os profissionais de Saúde. Pessoas do grupo de Imunossuprimidos devem apresentar o cartão de vacina e comprovar a imunossupressão, para receber a dose adicional.
2ª DOSE – O Calendário prevê ainda oferta de 2ª dose para população em geral de 46, 45 e 43 anos que recebeu a 1ª dose de Pfizer.
Os moradores de 44 anos foram vacinados com CoronaVac e já receberam a 2ª dose.
REPESCAGEM – Haverá repescagem de 2ª dose com todas as vacinas disponíveis.
ATENÇÃO AOS POLOS: A população deve estar atenta porque na quarta-feira, 13, os polos serão a Casa da Criança, em Cidade Praiana, o Posto de Estratégia de Saúde da Família – PSF do Âncora, o Iate Clube de Rio das Ostras, no Centro, e a sede da UFF Rio das Ostras, no Jardim Bela Vista.
Na quinta e sexta-feira, 14 e 15, O polo do Iate Clube será substituído pelo Colégio Municipal Profa. América Abdalla, em Nova Esperança.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).