InícioBrasilIdoso de Cabo Frio vivia em situação de rua em São Paulo;...

Idoso de Cabo Frio vivia em situação de rua em São Paulo; assistência social busca familiares

José Carlos Dias, de 68 anos, é surdo e mudo e não sabe se comunicar através da linguagem de sinais, nem escrever. Ele, que vivia nas ruas há anos, foi acolhido por uma instituição há um mês

José Carlos Dias, natural de Cabo Frio, está perdido na cidade de Guarujá, em São Paulo. Ele, que é surdo e mudo, não domina a linguagem de sinais e encontrava-se em situação de rua até o último mês, quando foi acolhido pela instituição de acolhimento José Calherani, da prefeitura local. Agora, o objetivo é encontrar familiares do idoso de 68 anos, cujo quadro é de extrema vulnerabilidade.

Coordenadora da instituição, a assistente social Rúbia Gabriella contou que, principalmente por conta da idade, José foi encontrado em uma situação de saúde delicada, sem conseguir, ao menos, andar. Agora, já acolhido, o idoso voltou a caminhar com ajuda e está fazendo exames laboratoriais.

Ela disse que, através do cartão do SUS de José, a prefeitura de Guarujá conseguiu identificar que o idoso, antes de viver por anos em situação de rua em São Paulo, morava em Cabo Frio, na Rua Airton Senna, no bairro Tangará.

Além disso, a assistente social informou, ainda, que, após levantamentos, a instituição conseguiu acesso à certidão de casamento de José, que também é de Cabo Frio.

Rúbia compartilhou informações sobre o idoso em diversas páginas locais, inclusive os nomes dos pais dele, que são Antônia Dias da Conceição Silva e João Antônio da Silva, mas não obteve sucesso em encontrar familiares até o momento.

“Muitos munícipes de Cabo Frio me chamaram, tentando ajudar de alguma forma, mas sem êxito”, explicou. Ela também informou que o idoso apenas sabe escrever o próprio nome – e com muita dificuldade.

Diante disso, Rúbia pede que, caso alguém conheça algum familiar ou, de fato, seja parente de José, entre em contato com a instituição através do número: (13) 97412-4968.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo