José Carlos Dias, natural de Cabo Frio, está perdido na cidade de Guarujá, em São Paulo. Ele, que é surdo e mudo, não domina a linguagem de sinais e encontrava-se em situação de rua até o último mês, quando foi acolhido pela instituição de acolhimento José Calherani, da prefeitura local. Agora, o objetivo é encontrar familiares do idoso de 68 anos, cujo quadro é de extrema vulnerabilidade.
Coordenadora da instituição, a assistente social Rúbia Gabriella contou que, principalmente por conta da idade, José foi encontrado em uma situação de saúde delicada, sem conseguir, ao menos, andar. Agora, já acolhido, o idoso voltou a caminhar com ajuda e está fazendo exames laboratoriais.
Ela disse que, através do cartão do SUS de José, a prefeitura de Guarujá conseguiu identificar que o idoso, antes de viver por anos em situação de rua em São Paulo, morava em Cabo Frio, na Rua Airton Senna, no bairro Tangará.
Além disso, a assistente social informou, ainda, que, após levantamentos, a instituição conseguiu acesso à certidão de casamento de José, que também é de Cabo Frio.
Rúbia compartilhou informações sobre o idoso em diversas páginas locais, inclusive os nomes dos pais dele, que são Antônia Dias da Conceição Silva e João Antônio da Silva, mas não obteve sucesso em encontrar familiares até o momento.
“Muitos munícipes de Cabo Frio me chamaram, tentando ajudar de alguma forma, mas sem êxito”, explicou. Ela também informou que o idoso apenas sabe escrever o próprio nome – e com muita dificuldade.
Diante disso, Rúbia pede que, caso alguém conheça algum familiar ou, de fato, seja parente de José, entre em contato com a instituição através do número: (13) 97412-4968.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).