12/11/2025 — 17:29
  (Horário de Brasília)

Idosa é alvo de golpe após visita de falsa ACS em Cabo Frio, aponta denúncia

Família relatou que golpista tentou acessar dados da vítima no Gov.br e no INSS

Compartilhe

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Peró, em Cabo Frio, emitiu um alerta após denúncia de que uma mulher teria se passado por Agente Comunitária de Saúde (ACS) para aplicar um golpe contra uma idosa. O caso teria ocorrido na última semana, no dia 17.

De acordo com familiares, a ação começou com uma ligação telefônica em que alguém se apresentou como servidora da Secretaria de Saúde e informou sobre a necessidade de atualização cadastral. Pouco depois, uma mulher compareceu à residência e teria se identificado como ACS. Durante a visita, solicitou documentos, levou uma criança para disfarçar a abordagem e chegou a tirar foto da vítima.

Após o episódio, os familiares relataram que houve tentativas de acessar dados da idosa em sistemas do Gov.br e do INSS.

O alerta do ESF Peró reforça que agentes comunitários de saúde trabalham sempre com crachá de identificação e não pedem cópias nem fotos de documentos. A população é orientada a desconfiar de abordagens suspeitas e acionar imediatamente a unidade de saúde ou a Polícia Militar.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias