08/07/2025 — 12:07
  (Horário de Brasília)

ICMBio investiga condutor acusado de atropelar baleia em Arraial do Cabo

Caso chocou moradores e turistas no último domingo (6); baleia não foi localizada ferida ou morta, mas responsável será autuado e responderá criminalmente

Compartilhe

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se pronunciou após a repercussão de um caso grave ocorrido em Arraial do Cabo. Neste domingo (6), um condutor de embarcação foi acusado de atropelar propositalmente uma baleia jubarte em alto-mar. Segundo testemunhas, mesmo após alertas de outros navegadores, o homem acelerou em direção ao animal e justificou a atitude dizendo: “Não enxergo debaixo d’água”. A cena foi registrada em vídeo e viralizou nas redes sociais, além de ser noticiada por diversos portais da região.

Em nota conjunta com a Marinha, o ICMBio informou que o caso está sendo investigado pela equipe de fiscalização da Reserva Extrativista Marinha (Resex) em parceria com a Polícia Federal. O responsável será autuado e encaminhado para investigação criminal junto aos órgãos competentes.

Ainda segundo o comunicado, a Fundação de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (FUNTEC Ambiental), que executa o Projeto Mar de Baleias em parceria com o ICMBio, afirmou que, até o momento, não há registros de ferimentos, encalhe ou morte da baleia envolvida no incidente.

O Projeto Mar de Baleias é formado por pescadores, pilotos de drones e moradores da comunidade que monitoram a presença de baleias e golfinhos no município. Desde 2023, a iniciativa tem promovido ações educativas voltadas aos condutores de embarcações turísticas, como cursos e palestras sobre navegação responsável durante a temporada de avistamento de cetáceos, que ocorre de junho a outubro.

O ICMBio destacou ainda que mantém presença constante no mar com equipes de monitoramento, que orientam os navegadores sobre as regras de aproximação com baleias. Uma nova operação educativa e fiscalizadora está prevista para ocorrer nos próximos dias, com o objetivo de coibir condutas ilegais e reforçar a proteção da fauna marinha nas Unidades de Conservação da região.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias