19/05/2025 — 16:45
  (Horário de Brasília)

Hospital Estadual Roberto Chabo lidera captação de órgãos na Região dos Lagos

Unidade de Araruama captou 41 órgãos, em 2024, no Programa RJ Transplantes

Compartilhe

O Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, registrou o maior número de notificações e captações de órgãos na Região dos Lagos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Em 2024, a unidade foi responsável por 41 órgãos captados, contribuindo para o total de 960 órgãos registrados no estado.

Esse resultado é reflexo do trabalho realizado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott). A coordenadora da comissão e da UTI adulto do hospital, Michele Guedes, ressaltou que a autorização das famílias é determinante para que os transplantes aconteçam. No Brasil, a doação só ocorre com consentimento familiar, o que torna essencial que possíveis doadores manifestem seu desejo aos parentes.

Na quarta-feira (12), a unidade realizou a captação de um coração, um fígado e um rim. Os órgãos foram retirados de um doador de 23 anos, vítima de um acidente de moto em Saquarema. O transporte foi feito por um helicóptero da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) com destino a pacientes da capital.

Em um gesto de respeito, profissionais do hospital formaram um corredor de palmas enquanto o corpo do doador era conduzido ao Centro Cirúrgico. Os órgãos captados beneficiaram três pacientes da capital.

Casos de morte encefálica resultantes de acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo e acidentes vasculares cerebrais (AVCs) estão entre os principais responsáveis pelas doações registradas na unidade. Em maio de 2024, o hospital realizou a primeira captação de pulmão da Baixada Litorânea. O órgão foi doado por uma paciente que teve morte encefálica após um AVC. A irmã da doadora, Luciana Silva, autorizou o procedimento com base na possibilidade de ajudar outras pessoas.

Para ampliar a captação de órgãos, o hospital estruturou, em janeiro de 2025, uma equipe especializada nesse trabalho, formada por médico, enfermeiros, psicólogo e auxiliar administrativo. Além disso, passou a oferecer treinamentos para aprimorar técnicas de retirada de tecidos, como córneas.

Além das ações médicas, o hospital tem promovido campanhas de conscientização sobre a doação de órgãos. Desde 2024, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Araruama participam de palestras sobre o tema. Em 2025, a iniciativa será ampliada para escolas de ensino fundamental e médio.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias