As gestantes do Jardim Esperança e de localidades vizinhas já podem contar com mais um serviço no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS). De forma inédita, os atendimentos ambulatoriais de pré-natal de alto risco estão sendo realizados no local. Para reforçar o atendimento, um novo aparelho de ultrassom foi instalado na unidade hospitalar, permitindo a realização de exames necessários para o acompanhamento das gestações.
Com o novo serviço, a cada semana 50 agendamentos serão realizados através dos ecaminhamentos das Estratégias de Saúde da Família (ESF), da rede de Atenção Básica. Atualmente, a área atendida possui 314 gestantes que se beneficiarão dos atendimentos. O acompanhamento das gestantes é realizado pela Unidade básica de Saúde e pelas ESFs do Porto do Carro, Tangará, Caminho de Búzios, Boca do Mato, Vila do Ar e Peró. Além dessa assistência, o serviço oferece acompanhamento conjunto com obstetra, apoio de exames laboratoriais e de imagem, todos realizados no Hospital do Jardim.
Antes da iniciativa ser implantada na unidade, as gestantes do grande Jardim tinham que se deslocar até o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, para ter o acompanhamento em caso de gestação de alto risco. Com o reforço na rede municipal de saúde, o secretário Felipe Fernandes, ressaltou a importância de uma nova oferta de serviço para as gestantes de Cabo Frio.
“Estamos muito satisfeitos em implantar esse atendimento para as grávidas que se encontram em uma gestação que inspira cuidados redobrados. Além disso, o serviço vai funcionar dentro do hospital justamente para facilitar o deslocamento delas. É uma conquista muito significativa para a unidade e para a comunidade do Jardim”, destacou o secretário de Saúde.