A sexta-feira (4) foi de mobilização entre as equipes da Secretaria de Saúde de Cabo Frio e do Rio Transplante. Isso porque os esforços se uniram para a captação de um órgão de uma paciente de 53 anos que foi admitida na UPG do Hospital Municipal São José Operário com diagnostico de AVE Hemorrágico, com evolução para ME.
Foram realizados dois testes clínicos, teste de apneia e método gráfico para confirmação do diagnóstico. A operação começou por volta das 10h, com a chegada da equipe da Rio Transplante no Hospital. O procedimento durou cerca de duas horas.
A mobilização contou com todos os setores do hospital, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, maqueiros, a Central de Ambulâncias e a administração.
O protocolo de morte encefálica foi realizado pelos médicos plantonistas do Hospital, junto com a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (CIHDOTT), em conjunto com a equipe multidisciplinar da UPG da unidade, onde a paciente estava internada. A logística de chegada e partida da equipe do Rio Transplante foi feita de helicóptero, no Aeroporto Internacional de Cabo Frio.
A secretária de Saúde, Beatriz Trindade, acompanhou toda a mobilização e destacou a importância da solidariedade da família da doadora e dos funcionários da Saúde.
“Sempre temos o objetivo de incentivar a doação de órgãos, é um momento delicado, mas que nossas equipes se empenham para conseguir levar esperança e vida para quem precisa de doação. É um momento de emoção e muito amor”, declarou a secretária.
Em março, a Secretaria de Saúde realizou a primeira captação de órgãos da gestão, também no Hospital Municipal São José Operário. Na época, uma equipe do Rio Transplante esteve no município para captar órgãos de um paciente de 52 anos, que teve morte cerebral após sofrer um AVC isquêmico.



Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.